CORES são como balas que a gente escolhe para sentir um gosto diferente na vida!!!. No caso da arquitetura as cores funcionam como elementos de renovação que não demandam uma obra, nem tampouco muita confusão dentro de casa. Apesar das tintas não estarem muito baratas ( óbviamente as de uma qualidade melhor!) , pode-se escolher renovar uma parede apenas, já que ela terá uma cor diferenciada, sem necessidade de repintar o restante do ambiente.
Eu particularmente sou apaixonada por cores, sempre fui..... elas são para mim como luz, representam alegria e principalmente diferenciação.
Tenho obras em conjuntos habitacionais nas quais tive que pensar em uma diferenciação mínima, pois os moradores não queriam ser iguais aos vizinhos.....e não se podia gastar quase nada a mais do orçamento apertado do empreendimento. Optei por realizar 2 intervenções e uma delas foi a escolha de cores diferentes para cada unidade, repetindo de 5 em 5 unidades.... Aparentemente consegui agradar, mas depois de um certo tempo os próprios moradores se apropriaram da edificação e fizeram as suas próprias mudanças.
O que é importante na escolha das cores é sempre verificar o tamanho do ambiente, o seu pé direito e a classificação da permanência. Vou explicar: cômodos muito pequenos ficam menores com cores muito fortes, assim como locais com pé-direito muito baixo. Se é um local em que as pessoas permanecem muito tempo - tipo um home theater-, melhor escolher cores mais claras e que não cansem a vista. Se for um local de trânsito intenso e pouca permanência de pessoas, aí pode-se abusar!!!
Comments