Bom, isso pode ser bem variável. Geralmente eu prefiro fechar em 3 ou 4 fases dependendo do que quer o cliente. Primeiro, visito o local. Isso é fundamental ! Depois entrevisto o cliente e começo com o estudo preliminar /anteprojeto, que é quando a idéia é desenvolvida em escala menor. Nessa fase é que iremos saber se interpretamos bem o desejo do cliente. Caso ele aprove, passo para a fase do projeto para aprovação ou legal, que é aquele desenvolvido tecnicamente com as normas técnicas de apresentação e representação gráfica exigidas pela Prefeitura na qual o projeto terá que ser submetido para aprovação. Essa parte é muito cansativa e requer muita atenção e conhecimento da legislação local. Depois disso, é feito o projeto executivo, que é aquele que embasa a obra, fornecendo todas as informações para a perfeita execução do que foi projetado.
Caso o cliente peça, uma quarta etapa pode ser incluída, que é a do detalhamento, na qual amplio e especifico as partes do projeto que demandam maior variedade de materiais e acabamentos, como cozinha, banheiros, áreas gourmet, etc. Se tiver mais locais que diferem muito dos que estamos acostumados, estes também podem ser detalhados.
É isso, porém, encontramos divergências tanto quanto ao número de etapas quanto à sua abrangência. Depende de cada profissional.
Comments